“A criação do Flex Start é um marco importante principalmente para a indústria automobilística brasileira, onde 90% dos carros fabricados são flex”, ressalta Christian Sobottka, vice-presidente da divisão de sistemas a gasolina da Robert Bosch América Latina – a principal divisão responsável pela criação do Flex Start. “O consumidor sentirá a diferença”, garante.
O Flex Start é um sistema de gerenciamento acionado eletronicamente que, a partir da identificação das condições de operação do motor e da temperatura ambiente, aquece o combustível durante o processo de partida do carro e também no pós-partida, enquanto o motor opera em baixas temperaturas.
Um novo distribuidor de combustível, com elementos de aquecimento integrados, e uma unidade de controle de aquecimento foram especialmente desenvolvidos para esse sistema. “Isso garante que a temperatura do combustível atinja valores mínimos para uma partida segura a baixas temperaturas e, ao mesmo tempo, oferece um controle preciso da temperatura do combustível em todas as condições de operação do motor, evitando sobreaquecimento”, explica Marcos Araújo, gerente de desenvolvimento do sistema Flex Start.