logo

Como o Itaú adaptou o serviço de financiamento de veículos às dificuldades enfrentadas no país?

Digitalização de processos e capacidade de entender as necessidades em cada jornada foram determinantes para resolver problemas de clientes, concessionários e lojistas
Author image

Redação AB

25 mai 2021

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque


A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios ao setor de compra e venda de veículos. Medidas como o fechamento temporário das lojas e a necessidade de distanciamento social forçaram compradores e dealers a buscarem alternativas para prosseguirem em suas atividades. O Itaú Unibanco, ciente das dificuldades, disponibilizou alternativas para os dois lados.

Nossos processos são muito simples e fáceis de fazer. Hoje, temos financiamento de veículos sem nenhum tipo de papel, já que mais de 90% das transações podem ser feitas sem sair de casa, com assinatura digital em documento e via biometria. É mais seguro, econômico, simples e fácil, tanto para o cliente quanto para o concessionário. O serviço de financiamento de veículos é um bom exemplo de como as soluções trazidas pelo banco podem facilitar a vida dos clientes.

A digitalização foi fundamental no crescimento do Itaú durante a pandemia. Atualmente, nós temos um banco de dados com mais de 280 mil automóveis no iCarros. Além da oferta de veículos novos e usados, todo o processo de financiamento é digital. Também é possível precificar a taxa de juros de acordo com o perfil de risco do cliente. Fora outras virtudes, como zero de entrada e financiamento em até 60 meses.

Vale ressaltar, porém, que a praticidade das ferramentas digitais não foi nosso único trunfo durante a pandemia. Desde o início, tivemos a sensibilidade de entender o momento de maior dificuldade pelo qual os clientes estão passando e conseguimos assisti-los quando precisaram de mais carência ou mesmo realizar algum tipo de negociação.

Os concessionários e lojistas também foram assistidos de perto pelo banco: intensificamos os trabalhos nas ferramentas digitais. Estabelecemos uma conexão digital com todas as lojas do país. Portanto, nossa força comercial continua próxima e conversando com os parceiros diariamente, mesmo quando há fechamento do comércio em algumas partes do País. Tomamos algumas providências relevantes, como facilitar os processos de linha de crédito e oferecer diversos serviços online para quem já teve problemas de fluxo de caixa.

Ao ouvirmos os clientes, notamos o quanto todas essas medidas foram essenciais para ajudá-los em um momento em que a busca por um veículo representa mais do que a aquisição de um bem, e sim uma forma de se proteger da pandemia. Identificamos uma queda na busca pelo transporte público e, com isso, o consequente aumento na procura pelos carros.

Felizmente, estávamos presentes no momento certo, proporcionando fôlego para clientes, concessionários e lojistas enfrentassem as dificuldades de forma sustentável. Vemos, agora que o mercado continua demandante e segue crescendo, mesmo em meio à pandemia.
*Rodnei Bernardino de Souza é diretor de Negócios Veículos do Itaú.
gtag(‘event’, ‘conversion’, {‘send_to’: ‘AW-1006648890/wx9ACMaX58ACELr8gOAD’});

!function(e,t,n,s,u,a){e.twq||(s=e.twq=function(){s.exe?s.exe.apply(s,arguments):s.queue.push(arguments);
},s.version=’1.1′,s.queue=[],u=t.createElement(n),u.async=!0,u.src=’//static.ads-twitter.com/uwt.js’,
a=t.getElementsByTagName(n)[0],a.parentNode.insertBefore(u,a))}(window,document,’script’);
// Insert Twitter Pixel ID and Standard Event data below
twq(‘init’,’nzur6′);
twq(‘track’,’PageView’);

window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag(‘js’, new Date());

gtag(‘config’, ‘AW-1006648890’);