logo

Como o setor automotivo leva diversidade para campanhas publicitárias

Ao contar a história da motorista transexual Afrodite, a Shell trouxe o ponto de vista LGBTI+ para sua publicidade
Author image

Redação AB

11 mai 2021

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Quantas propagandas de carro você já viu protagonizada por uma pessoa LGBTI+? Talvez nenhuma, mas esta é uma realidade que tende a mudar. Recentemente, o projeto de lei 504, que propunha proibir a veiculação de publicidade com pessoas LGBTI+ ou famílias homoafetivas no Estado de São Paulo levantou o debate sobre os direitos desse grupo e a importância da representatividade.

No setor automotivo, a diversidade ainda é pouco representada em campanhas publicitárias, apesar do forte poder econômico dos consumidores LGBTI+. Segundo a assessoria corporativa LGBT Capital, a população LGBTI+ gasta 30% mais do que o público cisgênero (que se identifica com a identidade de gênero de nascimento) e heterossexual. Só em 2018, eles movimentaram em torno de US$ 107 bilhões em consumo no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DA PLURALIDADE NA COMUNICAÇÃO

Diante de uma participação tão expressiva na economia e da demanda da sociedade, algumas empresas do setor automotivo começam a tirar as pessoas LGBTI+ da invisibilidade, trazer para suas campanhas e, assim, criar conexão com estes consumidores.
A Shell foi uma das poucas marcas a representar o público LGBTI+ em suas divulgações. Em 2019, a caminhoneira transexual Afrodite estrelou um vídeo contando como se descobriu mulher depois de anos vivendo como homem e trabalhando em profissões vistas como tipicamente masculinas, como eletricista. O comercial rendeu prêmio na categoria publicidade do POC Awards 2019, que reconhece ações e influencers engajados com a causa.
Ainda que o público LGBTI+ não tenha tanta visibilidade, algumas montadoras têm adotado estratégias para diversificar o casting de comerciais e posts nas redes sociais, com maior representação de mulheres e pessoas negras. O Chief Creative Officer (CCO) da Publicis, Domênico Massareto, aponta que esse é o esforço que a agência de publicidade tem feito com a Honda, que tem trazido mais modelos negros e mulheres pilotando motos.

“Buscamos retratar a população brasileira como ela é. Isso é importante porque a publicidade captura a sociedade atual e, quando mostra perfis diversos, evidencia que todo mundo importa, que todo mundo tem de estar incluído”.

Segundo Massareto, a diversidade na comunicação do setor automotivo está avançando, mas a indústria tem outros focos. “O setor está mais ligado com causas de sustentabilidade e segurança dos veículos”, explica. “A publicidade do segmento evoluiu muito baseada em mostrar a inovação [dos carros], no produto e no lançamento. Hoje a comunicação está muito fragmentada em meios como televisão, rádio, redes sociais, o que torna mais difícil incluir mais elementos além do produto”

AS AÇÕES DO SETOR AUTOMOTIVO

A Volkswagen também aposta na diversidade do casting de suas campanhas. O ensaio fotográfico para o lançamento da Amarok V6 foi composto apenas por pessoas negras, enquanto o lançamento da Nivus também trouxe diversidade de gênero e raça. “Sabemos que mais de 50% da população brasileira se considera preta, negra ou parda e é importante refletir isso em nossas campanhas”, explicou a assessoria da marca.

Além disso, para representar as pessoas com deficiência, a VW tem como embaixador da marca, desde 2019, o ex-atleta paraolímpico Fernando Fernandes. “A diversidade é um dos nossos princípios e faz parte do guideline global de publicidade da marca”, afirmou a empresa em nota. “Nos últimos anos, a Volkswagen do Brasil e o Grupo Volkswagen em todo o mundo têm procurado se adequar cada vez mais à sociedade e às mudanças que espelhem a estratégia e políticas que envolvam o tema diversidade. Na publicidade, estamos fazendo o mesmo.”
A Nissan conta com o programa “Mobilidade para Todos” para facilitar o acesso de pessoas com deficiência aos carros da marca. Desde 2017, a modelo Paola Antonini é uma das estrelas da Nissan. Ela foi embaixadora e hoje é digital influencer nas redes sociais e no YouTube da Nissan, no qual apresenta um vlog com entrevistas.