Tal fenômeno não foi privilégio brasileiro, espalhou-se por todo o mundo notadamente nos Estados Unidos, onde a crise havia se iniciado. Pois é de lá que veio uma estratégia de marketing que se nos parece inusitada e que bem poderia ser copiada por quem entende que o fantasma do desemprego está afugentando os clientes de suas revendas. Eis a campanha que o fabricante coreano Hyundai acaba de lançar no mercado americano:
PERDEU SEU EMPREGO? DEVOLVA SEU HYUNDAI!
Esse programa de incentivo visa combater a insegurança que se abateu sobre a clientela americano, onde a queda das vendas em 2008 atingiu 36%, sendo que para a Hyundai chegou a 48%.
O programa permite ao cliente desistir do empréstimo, durante o primeiro ano de propriedade do veículo, mesmo que a diferença entre o saldo do empréstimo e o valor de mercado do veículo chegue a US$ 7.500,00 de perda para a Hyundai. O que exceder esse limite teria que ser reembolsado pelo devedor.
De acordo com o fabricante, essa devolução do automóvel seria tratada como um pagamento antecipado e não afetaria o nível de crédito do cliente.
Os motivos que qualificariam um cliente a procurar por tal saída seriam os seguintes: desemprego, transferência de seu trabalho para o exterior, inabilitação ou desastre financeiro pessoal.
Tal estratégia seguramente haverá de render uma fidelidade sem igual para a marca Hyundai, ou você acha que não?