A pressa se deve ao fato de ser essencial haver marcos regulatórios para o setor automotivo a partir de 1º de janeiro de 2018, quando termina o Inovar-Auto. “Vale lembrar que o novo regime automotivo só poderá ter vigência em janeiro se for publicado com antecedência de 90 dias, ou seja, até o último dia útil de setembro”, explica o presidente da consultoria Jato Dynamics, Vitor Klizas.
No evento de Automotive Business serão analisados os objetivos dos grupos de trabalho que desenham a estrutura do programa Rota 2030, focando os temas: 1 – Recuperação dos fornecedores; 2 – Localização de tecnologia; 3 – Eficiência energética; 4 – Pesquisa, desenvolvimento e engenharia; 5 – Segurança; 6 – Inspeção veicular; 7 – Logística; e 8 – Tributação.
A convite de Automotive Business, a Anfavea avaliará o alcance da nova política industrial que chegará em substituição ao Inovar-Auto e influenciará diretamente a maneira de trabalhar e as estratégias das empresas relacionadas à indústria automobilística. O Sindipeças, representado por seu presidente Dan Ioschpe, fará palestra para indicar o que o setor de autopeças espera do Rota 2030.
“O Rota 2030 será um conjunto de regras para o setor automotivo desenhado com foco no mercado, não em tributos ou metas de manufatura, como é o Inovar-Auto, que termina no fim de 2017”, disse Ioschpe a Automotive Business. Ele abrirá espaço para um painel de debate com quatro diretores de empresas fabricantes de autopeças: Frédéric Sebbagh, presidente do grupo Continental América do Sul; José Eduardo Luzzi, presidente da MWM Motores Diesel; Osias Galantine, diretor comercial do grupo Aethra; e Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul e da VDI.
A AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, enviará como palestrante seu presidente, Edson Orikassa. A Becomex, por meio do diretor de operações Jersony Souza, analisará o papel das exportações na trajetória de crescimento das operações automotivas. Vitor Klizas, presidente da consultoria Jato Dynamics, avaliará como a eficiência energética será utilizada como referência na avaliação dos projetos apresentados pelas montadoras ao Rota 2030.
Margarete Gandini, diretora do Departamento de Indústrias para a Mobilidade e Logística, do MDIC, foi convidada para mostrar como o governo promoverá a nova política industrial para o setor automotivo. Caberá ao presidente da TCP Latam, Wilbert Sanchez, indicar o que as empresas de autopeças podem fazer para recuperar o fôlego no atual momento de dificuldades econômicas.
A palestra de encerramento caberá a Bruno Jorge Soares, coordenador de indústrias de alto impacto da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que tratará dos desafios para regulamentar a implantação de fábricas inteligentes no País dentro dos conceitos avançados de Indústria 4.0.
Mais informações sobre o workshop Legislação Automotiva – O Impacto da Rota 2030 podem ser encontradas em www.automotivebusiness.com.br/workshoplegislacao2017