
A cidade de Hogansville, nos EUA, firmou uma parceria com a empresa coreana LG CNS para instalar postes de luz inteligentes em suas calçadas. O projeto vai começar pelo centro e pelos parques do município.
Esses postes, que integram funcionalidades ligadas a segurança, mobilidade e conectividade, são uma amostra de como funcionará uma smart city no futuro.
Poste de smart city será multifuncional
Além da iluminação pública, cada poste oferecerá vários recursos: sinal público de Wi-Fi, câmeras de segurança, sensores de condições ambientais, botão de emergência e carregador para carros elétricos.
As informações colhidas por esses postes serão enviadas e centralizadas em um sistema provido pela LG CNS chamado de Cityhub Building.
Com os dados, será possível monitorar em tempo real aspectos como o tráfego e a segurança nas vias, inclusive a possibilidade de emitir alertas para qualidade do ar e enchentes.
O botão de emergência permitirá chamar a polícia ou o atendimento de resgate local instantaneamente, sem precisar discar o número no celular e informar o endereço a um atendente.
A instalação dos postes não teve um prazo divulgado, mas, de acordo com o governo local, o plano já é expandir o sistema para outros bairros e até mesmo para cidades no entorno.
“Isso é apenas o começo. Estamos entusiasmados por sermos a primeira cidade a adotar essa tecnologia de ponta”, afirmou o prefeito da cidade, Jake Ayers.
Nos EUA, a LG CNS, especializada em soluções para smart cities, também tem contrato assinado para prover carregadores de carros elétricos em um terminal de Nova York. A companhia ainda tem contratos na Coreia do Sul e na Indonésia.