
Confira o vídeo do Ford Focus em Detroit.
Após um forte período de crise econômica, ainda não superada em algumas regiões do mundo, o salão do automóvel em Detroit mostra uma tendência clara: carros de “design global”.
Para o analista do setor automotivo Tracy Handler, da consultoria IHS Global Insight, o novo Ford Focus, uma das vedetes da exposição, é o maior exemplo dessa tendência. “A GM apresentou também o Buick Regal desenvolvido na Europa. Então, de várias formas, nós estamos começando a seguir isso no resto do mundo”, afirmou Handler a Automotive Business.
O analista americano salientou, ainda, o volume de carros compactos em Detroit. “Esse é o primeiro salão em que eu estive em Detroit em que não há picapes”, disse o analista, salientando que o mercado já começa a se adequar às questões sobre regulação do uso de combustíveis, além do processo de aumento de preços.
“Há também mais alternativas na propulsão: um Cadillac híbrido, um Novo Prius menor, uma BMW elétrica”, salientou. Segundo o analista, tanto os compactos – que já estão consolidados no Brasil – quanto os carros híbridos irão crescer em volume globalmente nos próximos anos.