O impacto da demografia está refletindo hoje, mas durante muito tempo o Brasil cresceu simplesmente adicionando pessoas no mercado. Agora a ideia é preparar os jovens para o País de amanhã, com melhor qualificação. “A educação é o caminho que permitirá uma adaptação e readaptação desse mercado no futuro”, analisou.
Na opinião do especialista, atualmente as empresas brasileiras são forçadas a elevar salários para reter mão de obra qualificada. “A redução na oferta de pessoas ou de profissionais mais experientes, acima de 60 anos de idade, que deixam a cada ano os postos de trabalhos contribuíram para essa decisão nas organizações”, destacou.
É preciso se preparar para a retomada do crescimento e a tecnologia será crucial para suprir a falta de mão de obra no País. “A entrada de novas tecnologias provoca uma polarização dos empregos e renda, mas por outro lado, ganha quem chega no topo e perde quem fica na base da pirâmide”, analisou.
A MODERNIZAÇÃO DA CLT
Para Alexandre Furlan, presidente do conselho de relações do trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o sistema trabalhista do País está bem longe de atender às necessidades da sociedade brasileira contemporânea. “Além de obsoleto ele está estruturado sobre um regime legalista rígido e com pouco espaço para negociação. A regulação tem pouca conexão com a realidade produtiva”, pondera.
Às vésperas de completar 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o dirigente e também empresário apresentou como solução 101 propostas, preparadas pelos representantes de federações ligadas à CNI para modernizar a CLT. “A indústria precisa reagir apenas novas demandas que surgem do governo e começar a propor alternativas que possam melhorar o futuro das relações trabalhistas”, disse.
A proposta é resultado da análise de uma série de problemas relacionados às leis trabalhistas e que precisam ser enfrentadas para garantir competitividade às empresas. Segundo ele, desde 2000 a produtividade brasileira estagnou enquanto os salários para manter um trabalhador brasileiro aumentaram em dólares 101,7% . “Compilamos mais de 600 propostas, mas decidimos selecionar apenas 101 para apresentar ao governo em breve”.