
Concessionárias chinesas que vendem carros Jeep assinaram uma petição que pede uma indenização de US$ 130 milhões a Stellantis. A quantia servirá para compensar os prejuízos decorrentes da decisão da montadora de encerrar a produção da marca Jeep na China.
Por queda nas vendas, a joint venture entre Stellantis e Guangzhou Automobile Group (GAC), responsável pela produção dos veículos Jeep no país asiático, declarou falênciaem outubro. Desde então, a Stellantis disse que buscaria um modelo de negócios baseado em importação.
LEIA TAMBÉM:
– MP quer recall da Jeep por erros de fabricação do Compass
– EUA confirmam nova morte por airbag defeituoso da Takata
Uma carta assinada por 26 concessionárias dá conta de que a decisão do grupo causou demissões em massa. Cao Wei, presidente da Lianyungang Xuncheng e um dos organizadores da petição, disse à agência de notícias Reuters que a Stellantis se recusou a pagar o que chamou de “conta básica”, que inclui depósitos e descontos nas vendas a pelo menos 50 revendedores autorizados pela joint venture.
Segundo Cao, o acionista chinês da joint venture concordou em pagar 50% da conta a todos os revendedores. A Stellantis não se manifestou sobre o caso.