logo

concessionários

Concessionários dos EUA projetam vender 16,8 milhões de veículos em 2019

Os concessionários estimam que este ano 16,8 milhões de veículos leves novos devem ser vendidos dos Estados Unidos. Se acertarem a previsão, o desempenho vai ficar cerca de 3% abaixo das 17,3 milhões de unidades comercializadas em 2018, que foi o quarto melhor resultado da história do mercado americano. “Esperamos que o momento positivo continue este ano, com muitos lançamentos e promoções chegando às lojas ainda no primeiro trimestre”, avalia Patrick Manzi, economista sênior da Nada, a associação dos revendedores franqueados dos EUA.
Author image

Redação AB

14 jan 2019

1 minutos de leitura

No ano passado os consumidores do país continuaram a abandonar o segmento de automóveis, que representou 31% das vendas (contra 35% em 2017), e seguem comprando mais picapes e SUVs (incluindo os crossovers), que totalizaram 69% dos negócios (ante 65% um ano antes). Há 10 anos essa proporção era de 52% para carros e 48% para os chamados light trucks.

Manzi aponta que um dos principais fatores para o crescimento das picapes e SUVs é o preço baixo do petróleo e da gasolina, aliado ao fato de que alguns crossovers são quase tão econômicos quanto sedãs de grande porte. “Temos visto o aumento da economia de combustível para além dessa ivisão, não apenas em crossovers, mas também em SUVs e picapes tradicionais”, ele destaca.

O economista espera que os preços da gasolina continuem baixos em 2019, não tanto quanto agora, mas o suficiente para não causar pânico e uma volta do consumidor aos automóveis.