logo

none

Concordata e split em debate na GM norte-americana

A General Motors dá sinais de estar se preparando para um pedido de concordata, já admitida como um caminho possível para a reestruturação da companhia, que está sob condições financeiras bastante ruins. Uma das idéias em curso é um split da companhia em duas partes – uma voltada para as marcas de maior probabilidade de sucesso e outro para negócios considerados ‘difíceis’, agrupando Hummer e Saturn.
Author image

cria

08 abr 2009

1 minutos de leitura

As ações da companhia sofreram nova queda diante dessas perspectivas (11,89% dia 7), mas a GM pode não ter outra saída diante das pressões do mercado. Sob proteção judicial os administradores da companhia terão melhor oportunidade de negociar com credores e sindicatos para encontrar equacionar dívidas e compromissos. Um dos problemas que podem surgir com a recuperação judicial é uma perda de confiança na marca, que deverá ser compensada com garantias aos compradores dos veículos.

Duramente afetada nas operações pelos contínuos prejuízos bilionários, a GM recorreu a empréstimo de US$ 13,4 bilhões junto ao Tesouro norte-americano para garantir a continuidade de seus negócios. A empresa solicitou também nova ajuda, condicionada agora à aprovação do plano de recuperação que será reapresentado até o final de maio.