
No lugar de Saldanha, em cargo equivalente aqui no Brasil, assumiu Edgard Pezzo, até recentemente diretor de supply chain. Como vice-presidente global de compras e cadeia de suprimentos ele deve se reportar a Jaime Ardila, presidente para a região, e também a Robert Socia, que é também o chefe de Johnny Saldanha e responsável principal pela área de compras na corporação.
A mudança na área de compras da General Motors do Brasil faz parte de um pacote de alterações promovidas no comando da empresa na região, anunciadas nesta semana. Foi criada a GM América do Sul, comandada por Ardila, que inclui as operações industriais e comerciais no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela, assim como as atividades de vendas naqueles países e na Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Denise Johnson, vice-presidente de Relações Trabalhistas, será nomeada presidente e diretora geral da GM do Brasil em 1º de julho, reportando-se a Ardila.
José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de manufatura da General Motors do Brasil, disse que não tem planos para se aposentar e continuará na ativa. “Há muito trabalho pela frente” – disse a Automotive Business, durante o seminário de Manufatura da SAE Brasil, na segunda-feira, referindo-se aos novos investimentos promovidos pela companhia na região.
Mudanças
A General Motors promoveu mudanças importantes na estrutura da diretoria na América do Sul. Em junho aposentaram-se Adhemar Nicolini, diretor geral da divisão Powertrain Mercosul, depois de 50 anos na companhia, e o diretor jurídico João Rotta, substituído por Ana Cássia Mercante, na empresa desde 1995.
Em junho Marcos Munhoz passou a ser diretor geral de comunicações, relações públicas e governamentais e será o chefe de Pedro Luiz Dias (diretor de comunicação social) e de Luis Moan (diretor de assuntos institucionais). No lugar de Munhoz, como diretor geral de marketing e vendas, assumiu Ronaldo Znidarsis, diretor geral da GM venezuelana que será repatriado ao Brasil.
Francisco Stefanelli, atual diretor nacional de vendas, foi transferido para a GM Venezuela e ocupará o cargo de diretor gerente daquela subsidiária. Em seu lugar, no Brasil, assumiu Luiz Lacreta, atual diretor geral de pós-vendas.
Isela Costantini, diretora geral de planejamento e pesquisa de mercado, assumiu a função de diretora geral de atendimento ao cliente e pós-vendas, reportando-se ao presidente Jaime Ardila. Sua função anterior atual será ocupada por Marcos Paiva.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente, se aposentará em 31 de dezembro, depois de quarenta anos dedicados à companhia.