
A Mercedes-Benz do Brasil promoveu dia 7 de dezembro uma festa em grande estilo para anunciar no Clube Monte Líbano, em São Paulo, as empresas vencedoras do 19º Prêmio Interação, que reconheceu os melhores fornecedores de 2010. Foram divulgados também os ganhadores da primeira versão do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental: BorgWarner, ElringKlinger e Kidde.
“Homenageamos os parceiros que mais se destacaram em qualidade, inovação, redução de custos e colaboração”, disse Ricardo Vieira Santos, diretor de material da Mercedes-Benz do Brasil, que enfatizou também o envolvimento das empresas na área de responsabilidade ambiental.
Os vencedores do prêmio Interação foram os seguintes:
RACIONALIZAÇÃO
Behr Brasil – presente no País desde 1994 e localizada em Arujá, na região metropolitana de São Paulo, é fornecedora global de radiadores para o Grupo Daimler. No Brasil, responde pelo suprimento de radiadores de água e ar. A premiação foi atribuída à introdução da tecnologia de radiadores em alumínio para caminhões da linha tradicional.
QUALIDADE – METÁLICOS
Wetzel – empresa de Joinville com 78 anos de atividades, conta com três unidades de negócio: Alumínio, Ferro e Eletrotécnica. Por meio de processos de injeção e fundição por gravidade, produz componentes fundidos e conjuntos pré-montados fornecidos em sua grande maioria para a indústria automotiva.
ZF Sistemas de Direção – chegou ao Brasil em 1958 e tem sede hoje em Sorocaba, SP, com quatro divisões e onze unidades de negócio. Entrega 100% das caixas de direção adquiridas pela Mercedes-Benz do Brasil para aplicações em caminhões e ônibus.
KSPG Automotive Brazil – localizada em Nova Odessa, interior paulista, a fabricante de pistões atua na América do Sul desde 1968. Produz pistões, pistões com anéis, biela, bronzinas, kits, jogo de anel, camisas, filtros, bombas de óleo e de água e válvulas.
QUALIDADE – NÃO METÁLICOS
Flexfab South America – fabricante global de mangueiras, conectores e dutos em silicone, tem sede em São Bernardo do Campo, SP, e atua no Brasil desde 1999. A empresa destaca-se pelas operações de acabamento, em marcação, corte e nacionalização de anéis e outros componentes.
QUALIDADE – ELETROELETRÔNICOS
Yazaki do Brasil – venceu a categoria, repetindo o feito de 2009. Sediada em Tatuí, SP, destacou-se pelo desempenho no desenvolvimento de novos itens, qualidade, logística, sequenciamento com redução de estoques e flexibilidade no atendimento a incrementos de programa para as linhas de caminhões Axor e Atego.
MATERIAL INDIRETO & SERVIÇOS
Expresso Piracicabano – a transportadora com matriz em Piracicaba, SP, opera no segmento de carga seca em geral, como o transporte de peças para veículos. Atualmente, cobre 70 pontos de recebimento de peças da Mercedes-Benz no Estado de São Paulo, alcançando índices de qualidade e pontualidade considerados excelentes pelo cliente.
Delamano Materiais Elétricos – a empresa de soluções em MRO (manutenção, reparo e operação) de Santo André, SP, tem experiência de 34 anos nos setores de materiais elétricos industriais e de automação industrial.
Predicor Pinturas Industriais e Prediais – com 24 anos de atuação e sede em Santo André, SP, a empresa de serviços de pintura em prédios e áreas fabris atende a Mercedes-Benz do Brasil há dez anos.
ESPECIAL
Wabco do Brasil – a empresa de Campinas, SP, fornecedora de compressores de ar, sistemas de freios convencionais e eletrônicos (ABS), automatização de caixas de câmbio e sistemas de suspensão eletrônica, reformou a planta no Brasil para ganhar qualidade e pontualidade nos produtos entregues à Mercedes.

Foto no topo da matéria (Behr): Max Forte, diretor geral da Behr, entre Ricardo Santos, diretor de materiais da Mercedes-Benz, e Jurgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz (à direita)
Foto ao final da matéria (Wabco): Da esquerda para a direita:
Ricardo Silva(Mercedes-Benz Brazil Bus VP), Ivan Iazdi (WABCO South America OE Sales Leader), Ronald Linsmayer(Mercedes-Benz Brazil COO), Ricardo Santos (Mercedes-Benz Brazil Purchasing Director), ReynaldoContreira (WABCO South America Business Leader), Jürgen Ziegler (Mercedes-BenzBrazil CEO)