Comandado por Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o principal evento da entidade de engenheiros terá uma exposição de componentes, serviços e tecnologias para o setor automotivo e demais segmentos relacionados à mobilidade, como o aeroespacial e o ferroviário. Os temas das apresentações se estendem às operações das montadoras e sistemistas, incluindo desenvolvimento de produto, manufatura e tecnologia da informação.
O congresso é o segundo mais importante encontro de engenharia do mundo, atrás apenas de um evento similar organizado pela SAE International nos Estados Unidos. A programação em salas e auditórios deve trazer 120 papers ao lado de palestras e painéis de debates – um deles tem como convidados presidentes das montadoras e outro os diretores de engenharia. Haverá palestrantes e visitantes também do exterior.
Em 2008 mais de 9 mil pessoas estiveram no congresso e visitaram os 168 estandes da exposição. Este ano, apesar dos efeitos da crise no setor automotivo, a idéia é repetir a dose. “Estamos trabalhando para preservar as dimensões e o conteúdo de alto nível do congresso, que tem merecido grande atenção das empresas e profissionais do setor” – afirma Mario Farah, gerente geral da SAE Brasil, que está empenhado também em garantir uma participação expressiva de expositores no evento.