
O futuro da mobilidade é conectado, elétrico e autônomo. Nesse sentido, as startups têm papel importante na criação de soluções inovadoras de tecnologia. Na quarta-feira, 13, a Stellantis premiou sete startups parceiras que implementam projetos-piloto nos veículos da marca em diferentes países, inclusive no Brasil.
O chamado Stellantis Startup Awards tem como objetivo reconhecer a parceria entre a montadora e as melhores empresas parceiras em sete vertentes diferentes. A premiação foi feita em evento online.
Stellantis estreita laços com startups
Segundo a Stellantis, desde a sua criação, em janeiro de 2021, a empresa assinou mais de 40 contratos e se comprometeu com centenas de startups, que ajudam no seu objetivo de ser uma empresa tecnológica de mobilidade sustentável.
Em março, a empresa anunciou o lançamento do seu primeiro fundo de capital de risco com a criação da Stellantis Venture (com investimento inicial de € 300 milhões). A empresa é focada em empresas iniciantes ou avançadas, como a Arche e a Factorial Energy, que desenvolvem tecnologias de ponta que podem ser implementadas na mobilidade e no setor automotivo.
Projetos e startups premiados pela Stellantis
As startups foram premiadas em sete categorias:
- “Customer Experience” – Desenvolvido pela startup HAAS Alert, nos EUA, o sistema de alerta de emergência ajuda a evitar uma condução distraída, alertando o motorista para emergências e acidades em tempo real. A Stellantis atualmente implementa a tecnologia em alguns veículos da Chrysler, Dodge, Jeep e Ram.
- “Quality” – A digitalização da lista de verificação e painel de controle de inspeção pré-entrega de veículos ajuda a montadora a melhorar seu processo de controle. A solução da Daxium é utilizada na Turquia e em breve será estendida ao Egito, Israel, Marrocos e Europa.
- “New Business” – A solução da Demooz transforma atuais proprietários de veículos em embaixadores, conectando-os a potenciais clientes para compartilharem suas experiências com os veículos da Stellantis. Por enquanto, para os proprietários do na França no Citroën Ami, nos eletrificados E-Tense e Peugeot 308 plug-in híbrido; e na Itália no Citroën Ami e no elétrico Fiat New 500.
- “Automotive Tech” – A próxima geração de modelos premium e de luxo da Stellantis serão equipados com o monitor de alerta da Envisics. O monitor utiliza realidade aumentada e tecnologia holográfica de alta qualidade para fornecer informações de condução ao motorista.
- “Industry 4.0” – No Brasil, os smartwatches da Phygitall são utilizados na fábrica de Betim (MG) para analisar o padrão e a intensidade dos movimentos das mãos a fim de otimizar o processo de manufatura, aumentando a segurança, a qualidade e a eficiência.
- “Supply Chain” – O software de inteligência artificial que simula o carregamento ideal de carga em caminhões e contêineres é desenvolvido na Argentina e no Brasil pela JettaCargo. A automatização do planejamento e da composição da frota de caminhões ajuda a reduzir a emissão de CO2 da Stellantis.
- “Agility & Efficiency” – A Citroën na Índia utiliza a assistência virtual para smartphones apoiar mecânicos com assistência remota em tempo real, prestada por engenheiros da Stellantis. A solução é da startup BlinkIN.