logo

Conheça as 14 melhores empresas para trabalhar do setor automotivo

Ranking construído em parceria com Automotive Business traz resultados exclusivos do segmento
Author image

Giovanna Riato

09 dez 2021

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Trabalhar no setor automotivo oferece boas oportunidades de crescimento e qualidade de vida. Ao menos é assim para a maior parte dos profissionais empregados nas Melhores Empresas Trabalhar, lista elaborada Great Place To Work (GPTW) que anunciou na quinta-feira, 9, o ranking Indústria, com o Destaque Automotivo – focado exclusivamente no segmento.

Esta é a 2ª edição do reconhecimento, feito em parceria com Automotive Business (saiba mais aqui). Foram premiadas 14 organizações automotivas (veja abaixo). As vencedoras se destacaram entre um total de 375 indústrias inscritas – número 54% superior ao do ano anterior, que somam mais de 413 mil funcionários. Para concorrer ao prêmio, as empresas precisavam ter mais do que 100 colaboradores e passar por duas etapas de pesquisa.

A primeira, quantitativa, é feita a partir de pesquisa com os empregados e tem o maior peso na nota final. A segunda fase, qualitativa, é voltada a fazer um levantamento das práticas culturais de cada organização. Haline Aquino, diretora do GPTW responsável pelo ranking, aponta a importância do foco das companhias em melhorar a cultura e a qualidade de vida de seus funcionários.

“As melhores empresas para trabalhar têm também performance financeira superior. Isso mostra que investir em pessoas faz bem para os colaboradores, faz bem para os negócios e para a sociedade”, diz a executiva.

O que as melhores empresas têm em comum?

A pesquisa do GPTW mostra que os colaboradores das Melhores Empresas para Trabalhar têm alto nível de confiança nas próprias organizações. Estes profissionais permanecem nas organizações por entender que a companhia oferece oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento com os valores individuais.

As companhias que ganharam destaque no ranking têm baixa rotatividade de funcionários, com índice de apenas 3% ao ano. Entre as melhores, 93% oferecem bolsa de estudos para graduação ou pós-graduação, 79% têm universidade interna, 79% investem em programas de coaching e 93% oferecem mentorias.

Em todas as organizações destacadas como melhores para trabalhar há um profissional responsável por diversidade e inclusão e pelo combate à discriminação. Também é comum o incentivo a iniciativas de impacto social, com 79% das companhias liberando seus funcionários para que atuem em programas de voluntariado no horário de trabalho.

Segundo a pesquisa, a camaradagem entre as pessoas está entre um dos aspectos mais bem avaliados pelos trabalhadores. Outro aspecto que soma pontos positivos é o orgulho que as pessoas demonstram do lugar em que trabalham.

Ainda há o que melhorar

Nem todos os aspectos apurados pelo GPTW são positivos. O estudo traz como um ponto sensível que precisa de melhoria os critérios para promoções e definição de salário. Entre os entrevistados, 69% concordam que as promoções são dadas às pessoas mais merecedoras – o que evidencia uma visão contrária de 31% dos trabalhadoes.

Há ainda grande margem para elevar o número de funcionários que acreditam que não há favoristismo dos gestores (75%) e que as pessoas são pagas adequadamente pelo serviço que fazem (76%).