
Baixas taxas de rotatividade, ofertas de mentoria e de cursos para crescimento profissional e feedbacks construtivos. Tudo isso, e mais um pouco, faz parte das vidas dos funcionários que atuam nas Melhores Empresas para Trabalhar – lista elaborada pela Great Place To Work (GPTW). A consultoria divulgou nesta terça-feira, 6, o ranking indústria, que conta com as companhias consideradas destaques no setor automotivo.
A iniciativa chega a sua terceira edição e conta com a parceria de Automotive Business. Em 2022, a GPTW recebeu 362 inscrições. O número representa um total de 477.207 funcionários. Neste ano, 100 empresas foram agraciadas com o prêmio – sendo 50 de grande e as outras 50, de médio porte.
Na edição anterior, 14 organizações automotivas foram reconhecidas pelo ranking. O número quase dobrou, passando para 26 companhias do segmento que se destacam pelas suas boas práticas e por fomentar a evolução de talentos, da cultura corporativa e, por conseguinte, estimular a inovação.
São pré-requisitos para participar do prêmio ter mais de 100 colaboradores e CNPJ registrado no setor de Indústria. Vale ressaltar que as informações obtidas pela GPTW são referentes ao ano anterior à data de aplicação da pesquisa realizada com os funcionários.
As características das melhores empresas para trabalhar
De acordo com o levantamento da Great Place To Work, a idade média das melhores empresas para trabalhar no segmento é de 44 anos. Além disso, 79% delas permite que os funcionários participem de programas de voluntariado durante o horário de expediente e 91% das companhias têm um profissional responsável por promover diversidade e inclusão.
As empresas também têm baixa rotatividade de funcionários (17% ao ano) e apostam no desenvolvimento de seus colaboradores. 84% oferecem bolsas de estudos para programas de graduação ou pós-graduação, enquanto 80% garante bolsas para cursos de idiomas.
Embora os números pareçam interessantes, apontam alguma retração se comparados com os da edição anterior. Em 2021, 93% das melhores empresas para trabalhar ofereciam bolsa de estudos para graduação ou pós-graduação. Para completar, 93% tinham programas de mentoria – contra 74% do ranking atual – e 79% investiam em universidades internas, contra apenas 51% desta edição.
Mesmo assim, a pesquisa da GPTW ainda mostra que os trabalhadores vestem, de fato, a camisa. Segundo a consultoria, “a camaradagem entre as pessoas é muito bem avaliada, assim como o orgulho que elas têm das suas empresas”.
O que pode melhorar
Nem as melhores empresas para trabalhar conseguem fugir de alguns tópicos considerados críticos. Os funcionários creem que as organizações não são justas quanto à PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Para eles, as companhias também falham na hora de envolvê-los em tomadas de decisões estratégicas.
A pesquisa mostra que há espaço para que as empresas melhorem quanto às promoções, que deveriam ser dadas, para os funcionários, às pessoas que realmente merecem. Também poderiam ser mais assertivas a fim de coibir o favoritismo dos gestores por determinados colaboradores.
Veja quais são as melhores empresas para trabalhar do setor automotivo
- – 3M do Brasil
- – Alcoa
- – Audi
- – Baterias Moura
- – Bayer
- – Carese
- – CBA (Companhia Brasileira de Alumínio)
- – CNH Industrial
- – Continental
- – Dow
- – FS Fueling Sustainability
- – Fundimisa
- – Hyundai Motor Brasil
- – Itaesbra
- – JCB
- – Musashi do Brasil
- – Nissan
- – Palfinger
- – Parker Hannifin
- – Pollux
- – Raízen
- – Saint-Gobain
- – Scania Latin America
- – Schneider Electric
- – Stihl
- – Volkswagen Caminhões e Ônibus