
Um dos grandes nomes por trás do desenho de estratégias da BMW no Brasil e da indústria automotiva é uma mulher: Gleide Souza. Como diretora de relações governamentais da montadora, a executiva foi uma das grandes negociadoras para a instalação da fábrica da marca alemã em Araquari (SC) – a única planta de uma marca premium que prospera, apesar das instabilidades locais.
Além disso, Gleide está há anos no quadro de vice-presidentes da Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no Brasil. Ali, ela contribui com o desenho de estratégias para o segmento e em negociações com o governo.
A executiva é uma exceção no setor automotivo: apenas 7% das cadeiras de alta gestão da indústria são ocupadas por mulheres, segundo o estudo Liderança do Setor Automotivo, feito por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria e a Mandalah.
Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience
A série Lideranças Diversas trará a história de grandes profissionais do setor automotivo e da mobilidade com perfis diversos. Falaremos com mulheres, negros, LGBTI+, PCDs, jovens, 50+ e, muitas vezes, com lideranças que se enquadram em muitos desses eixos ao mesmo tempo. A ideia é inspirar, mostrar curiosidades sobre suas vidas e carreira.
Como ouvir o podcast Lideranças Diversas?
O podcast da AB Diversidade fica disponível aqui no site de Automotive Business e no seu agregador de podcasts preferido, como Spotify e Deezer – basta procurar o canal AB Cast.