O concurso visa incentivar futuros engenheiros a desenvolverem soluções inovadoras que possam contribuir para a sustentabilidade, uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis. Os vencedores, em troca, ganharão um estágio de duas semanas (de 5 a 19 de janeiro de 2013) no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Continental AG em Hannover, na Alemanha. O professor orientador responsável pelo grupo – que poderá ter até quatro pessoas – receberá um iPad.
Para participar, os alunos devem preencher uma ficha no site da Continental e enviar um artigo de no máximo 25 páginas contendo a proposta do projeto. Todos os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora – formada por engenheiros da Continental Pneus e membros de organizações ligadas às áreas de engenharia e meio ambiente. Os cinco melhores seguem para a próxima fase, que consiste em uma apresentação de 20 minutos do projeto.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da Continental Pneus com as práticas sustentáveis voltadas à preservação do meio ambiente e também com o futuro da engenharia automotiva. Ao incentivar jovens estudantes a desenvolverem projetos tendo como foco a destinação correta de pneus inservíveis, reiteramos uma vez mais a nossa postura de empresa profundamente comprometida com a sua inserção na sociedade e com a preservação dos recursos naturais do planeta”, analisa Luciana Ferreira, gerente de marketing da Continental Pneus para a América Latina.
A gerente calcula que mais de 42 milhões de estudantes serão impactados pelo concurso. O prazo para inscrição é até 31 de outubro. O grupo vencedor será anunciado no dia 29 de novembro. Informações adicionais e regulamento completo estão no hotsite www.premiocontinental.com.br .