logo

none

Continental Pneus projeta crescer 60% no Brasil

Crescer no mercado de reposição e consolidar presença no segmento de originais está sendo a aposta da divisão de Pneus do Grupo Continental no Brasil. Após a América do Sul corresponder em 2009 a 4% dos negócios da companhia em todo o mundo, com US$ 800 milhões em faturamento, a Continental projeta crescimento de 60% no mercado brasileiro em cinco anos.
Author image

Redação AB

26 fev 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_6096.gif

A fabricante, que deu partida à produção local em abril de 2006, em Camaçari, BA, registrou crescimento de 92% em 2009 na comparação com o ano anterior. A empresa conquistou 10% do mercado de reposição e tem como meta chegar a 15% até 2015. A capacidade para produção de pneus de passeio na Bahia é de 4,5 milhões de unidades anuais e para veículos de carga chega a 450 mil unidades.

Rogério Chaves de Aguiar, diretor de vendas, espera que nos próximos três anos a capacidade para pneus de passeio possa atingir 8 milhões de unidades por ano. “Dentro de quatro meses podemos anunciar novo investimento”, afirmou o executivo, para justificar o avanço expressivo. Ele lembrou que a unidade recebeu, desde 2004, US$ 300 milhões em aportes.

Um dos objetivos da Continental é aumentar a presença no mercado de originais e conquistar novas montadoras como clientes. No segmento de passeio a Continental fornece para a Renault, Ford, Volkswagen e Fiat, clientes conquistados no ano passado. No segmento de veículos de carga estão Scania, Iveco, Mercedes-Benz e MAN.

Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas atividades da Continental Pneus na América Latina, assegura que a fábrica possui hoje capacidade para atender a demanda das montadoras. “Se for necessário mais adiante podemos recorrer às importações. A indústria está com dificuldades de atender a demanda que as montadoras estão querendo”, admitiu o executivo.

Para o CEO da Continental Tire para as Américas, Mathias Schömberg, uma das estratégias para o atendimento do mercado local será diminuir a cota de exportações da planta de Camaçari. “Assim teremos mais pneus para o mercado nacional e transferimos a responsabilidade das exportações para a planta nos Estados Unidos”, afirmou.


Patrocínio

O Grupo Continental reuniu a imprensa e convidados nesta quarta-feira, 24, em São Paulo, para anunciar patrocínio oficial à Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil. O valor do investimento não foi divulgado pela empresa ‘devido a uma cláusula do contrato’.

Foto: Mathias Schömberg, CEO da Continental Tire para as Américas/divulgação