
A unidade absorverá investimento superior a € 10 milhões e, segundo a Continental, será a primeira do gênero a fazer uso de sinergias entre recapagem e reciclagem, num conceito que a empresa chama de Conti Life Cycle.
“Já temos condição de processar bandas de rodagem usadas até o limite e pneus inservíveis. O material pode ser reutilizado na produção de pneus novos e recauchutados”, disse o diretor da unidade de pneus para veículos comerciais, Andreas Esser.
Na União Europeia, segundo a Continental, 41% dos pneus inservíveis são utilizados para a incineração na indústria de cimento. Outros 35% são compactados e posteriormente utilizados em produtos técnicos de borracha de baixa tensão, tais como itens moldados. A Continental desenvolveu um processo de reciclagem que permite adicionar grandes volumes de borracha reciclada aos compostos de pneus novos e recauchutados.
Com esse método, a quantidade de borracha reciclada em um pneu pode ser dobrada. “Isso marca o próximo passo no melhor aproveitamento de matérias-primas na produção de pneus. Considerando o volume de reciclagem previsto de cerca de 4 mil toneladas por ano, isso resultará na conservação de cerca de 2,4 mil toneladas de borracha e de 1,6 mil toneladas de negro de fumo e sílica”, explica o vice-presidente de material e desenvolvimento de processos industriais, Boris Mergell, vice-presidente de material e de desenvolvimento de processos e industrialização.
Com sede em Hannover-Stöcken, a nova fábrica de recapagem começará a produzir já em 2013 em conjunto com a planta de reciclagem. A capacidade anual será de 180 mil pneus recauchutados.