logo

chip

Contran adia mais uma vez obrigatoriedade de chips de identificação

Texto atualizado no dia 18 de junho, às 11h57
Author image

Redação AB

17 jun 2015

1 minutos de leitura

O Conselho Nacional de Trânsito – Contran – decidiu em reunião na tarde da quarta-feira, 17, prorrogar para 1º de janeiro de 2016 o início do emplacamento eletrônico pelo Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) para que veículos nacionais e importados possam instalar a “tag Siniav”, mais conhecida como chip de identificação, que deve ser colocado no para-brisa com as informações cadastrais do veículo. Segundo comunicado divulgado na noite de quarta-feira, 17, pelo Ministério das Cidades, com o qual o Contran é vinculado, a instalação do sistema obedecerá a um cronograma a ser estabelecido e que também vai vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

A instituição aponta que o dispositivo ajudará na fiscalização e repressão ao furto e roubo dos veículos de passageiros e também de cargas no País. O sistema consiste na identificação dos modelos por radiofrequência, a partir de um dispositivo eletrônico instalado no veículo, que conta com estrutura estabelecida com antenas leitoras, centrais de processamento e sistemas informatizados de monitoramento.

O prazo para instalação do Siniav já foi adiado várias vezes. O chip começaria a ser implementado inicialmente em 2011, data que mudou para 2012. Nessa época houve novo cancelamento e ficou estabelecido que o prazo seria 30 de junho de 2015.