logo

caminhao

Contrato com Caoa abre portas para FPT

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Giovanna Riato

22 mar 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_9775.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Giovanna Riato, AB

O grupo Caoa anunciou que montará no Brasil o caminhão leve HD78, da Hyundai. Quem comemorou a novidade foi a FPT Powertrain, escolhida para fornecer o motor do veículo. As empresas fecharam um contrato de cinco anos para abastecer a produção do modelo na fábrica de Anápolis, em Goiás. O acordo marcou o primeiro grande passo da fabricante fora do grupo Fiat.

“É uma parceria muito interessante. Essa é a primeira vez que a Hyundai compra motores de outro fabricante para abastecer seus veículos”, comemora Leonidas Pagoto, gerente comercial da FPT para a América do Sul. A expectativa do executivo é que o contrato abra portas para fornecer para outros modelos da marca coreana e também para outras montadoras. “Este é o nosso objetivo final. Queremos vender para o mercado aberto além das empresas do grupo”, entrega.

Em 2012 o grupo Caoa pretende produzir 1.000 unidades do caminhão por mês. Para acompanhar este volume, a Fiat Powertrain destinará ao modelo 15% da produção do motor 3 litros, feita em Sete Lagoas, MG. A adequação do propulsor ao HD78 exigiu 18 meses de testes e reuniu esforços dos engenheiros da companhia, do grupo Caoa e da Hyundai.

O motor diesel S30 de 3 litros tem 155 cavalos de potência e 400 Nm de torque e equipa alguns modelos da Iveco, mas foi adaptado para oferecer a performance mais adequada ao caminhão. Além dos ajustes na calibração foram feitas modificações no volante do motor, para adaptação ao câmbio do veículo, e no cárter.


Foto: fábrica da FPT Powertrain em Sete Lagoas, MG, onde é produzido o motor diesel S30.