Segundo Roberto Bottura, sócio-fundador e diretor comercial da Control Motors, as operações de mobilização e desmobilização de frotas começaram em outubro do ano passado. Apesar do alto aporte de R$ 2 milhões, a expectativa é recuperar e rentabilizar a empresa já no primeiro ano. “Hoje temos 15 clientes, devemos fechar 2014 com 50 contratos.” O executivo revela que a empresa deve ter mais três unidades em 2014. “Nosso planejamento prevê abertura de plantas no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, que são áreas onde existem grandes contratos de locação.”
Com mais de 18 anos no mercado automotivo, Bottura foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do mercado de terceirização de frotas no país junto a Unidas e Locamerica. O executivo teve a carreira moldada em grandes grupos concessionários, como Nova Chevrolet e Grand Brasil.
“Há um universo por trás da mobilização e desmobilização de frotas, que inclui entender a necessidade do cliente, avaliar os veículos, definir canais de venda, realizar manutenções, intermediar e administrar a venda, dentre outros. Há também a logística e controle de qualidade do processo. Por isso, cuidar de frota no Brasil sempre foi um desafio, e estamos aqui para ser um ponto de referência e facilidade para esse mercado”, comenta.
DESMOBILIZAÇÃO
Bottura explica que, passado o período de vida útil de uma frota – baseado em uma conta feita a partir de tempo de contrato, custo do veículo, depreciação do bem e quilometragem rodada -, é hora de iniciar o processo de desmobilização.
A Control Motors trabalha com três pontos de captação de carros: locadoras (frotas de aluguel ou leasing), empresas com frotas próprias e bancos e financeiras, a partir da retomada do bem.
Após rigorosa análise, com mais de cem itens de avaliação e emissão de laudo de vistoria veicular, há o processo de preparação para a venda, com reparos de funilaria e mecânica. Por fim, é definido o valor de mercado do veículo. “Somos um facilitador para a empresa que paga preços elevados de parqueamento nos grandes centros, em lugares inadequados e sem controle, além de prepararmos um extenso laudo que servirá para junto com o cliente tomarmos a decisão de como prosseguir com a venda de cada carro. A partir daí existem três pontos para o reposicionamento desses veículos no mercado: o e-commerce da Control Motors, lojas de clientes ou vendas por meio de eventos presenciais”, explica Bottura. A Control Motors espera vender por e-commerce cerca de 1,5 mil automóveis por mês até o final do ano.
MOBILIZAÇÃO
Outro serviço da Control Motors é a mobilização, realizada para empresas que pretendem montar ou renovar a frota. Junto à equipe especializada, são definidas as necessidades do cliente, sejam automóveis para diretoria ou para operações.
Para esse serviço, a Control Motors mantém parcerias com os maiores grupos concessionários do país. “Realizamos a intermediação da compra, fazemos a logística e preparação dos veículos. Mantemos os veículos parqueados em nossa estrutura, com segurança e rastreamento, prontos para a entrega aos usuários”, comenta Bottura.