logo

none

Converj, o Cadillac dos elétricos, é atração em Detroit

Carros e transporte de luxo continuam em pauta na capital do automóvel, durante o Salão de Detroit. Desta vez o veículo utiliza propulsão elétrica, o que não é comum nesta categoria. O Cadillac Converj é um cupê grande, para quatro passageiros, com uma boa dose de tecnologia interativa.
Bob Lutz, vice-presidente da GM para o Desenvolvimento de Produtos Globais, disse que o conceito Converj possui base para produção. “Trata-se de uma extensão lógica de nosso plano de reinventar o automóvel”, destacou.
Author image

cria

16 jan 2009

2 minutos de leitura

O carro conceito elétrico de autonomia estendida da Cadillac possui um novo estilo de carroceria, que é uma evolução da linha atual de produtos tradicional da marca. Um perfil agressivo em forma de arco curvado para a frente é a base para o porte esportivo. O veículo está sendo planejado para ser um Cadillac em toda a sua essência, com materiais premium, tecnologia e dinâmica de condução que representam as indicações de qualidade e a legitimidade da marca.

O Voltec, sistema de propulsão elétrica adotado, compreende uma bateria de 16 kWh em forma de T, uma unidade de acionamento elétrico e motor elétrico que, por sua vez, atua em conjunto com um bloco de quatro cilindros movido a gasolina e ou etanol. Ele usa a eletricidade como fonte primária para acionar o veículo.

Um conjunto de baterias de íons de lítio termicamente gerenciado contém mais de 220 células que fornecem a energia primária para a condução elétrica do Converj por até 40 milhas, sem emissões de gases pelo tubo de escapamento ou uso de combustível. A bateria é integrada ao monobloco do Converj. Segundo o fabricante, menos de três horas são necessárias para recarregar a bateria em uma tomada de 240 V, ou aproximadamente oito horas em uma tomada de 120 V.

Quando a carga da bateria está baixa, o Converj faz a comutação automática para o modo de autonomia estendida. Durante este nível secundário de operação, a eletricidade necessária para acionar o veículo é criada por um motor ativado por bicombustível, que opera como um gerador doméstico para gerar eletricidade.

O teto do veículo é totalmente de vidro e incorpora painéis de captação de energia solar que ajudam a compensar o consumo de energia de outros equipamentos como sistema de som e ar-condicionado.