logo

banco central

Copom reforça projeção de manter preço da gasolina em 2011

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

27 jan 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

O Copom – Comitê de Política Monetária projeta reajuste zero para a gasolina e o gás de bujão neste ano. A informação faz parte da ata do primeiro encontro do grupo em 2011, sob o comando de Alexandre Tombini, novo dirigente da autoridade monetária. Na reunião realizada nos dias 18 e 19 de janeiro, o Banco Central (BC) decidiu aumentar os juros básicos em 0,50 ponto percentual, passando a taxa de 10,75% para 11,25%.

Na ata, o Copom destaca que o barril de petróleo do tipo Brent teve alta expressiva em relação à sua reunião anterior, chegando a ser negociado próximo de US$ 100. “Essa aceleração é consistente com um quadro de aparente fortalecimento da demanda global – dado que evidências empíricas sugerem que os preços internacionais do petróleo, nas últimas duas décadas, têm sido determinados mais pelas condições da demanda mundial do que pelas de oferta”.

Ao mesmo tempo, há a observação de que a oscilação na cotação do petróleo deriva da pouca previsibilidade de alguns elementos da demanda global, de fatores geopolíticos e da relação do avanço da oferta com “o ritmo de maturação de projetos de investimentos arriscados”.

Apesar desse quadro, o Copom espera manter os preços da gasolina no mercado doméstico este ano.


Com informações do Valor Online.