logo

autopeças

Correia dentada economiza combustível

Após um período em baixa, a correia dentada de borracha está começando a vencer algumas brigas contra a corrente como principal distribuidor de força do motor para agregados como bomba d’água, alternador e ar-condicionado. Segundo a ContiTech, divisão de componentes de borracha do Grupo Continental, vários fabricantes europeus de veículos voltaram a optar pelas correias dentadas em seus projetos, como fez a Ford em seu motor EcoBoost, além de PSA Peugeot Citroën e Volkswagen.
Author image

Redação AB

10 jul 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_17422.jpg

“As correias têm vantagens decisivas para redução de consumo e emissões”, explica Markus Pirsch, chefe de marketing de serviços e aftermarket do ContiTech Power Transmission Group. A empresa cita estudo do escritório independente de engenharia de motores FEV GmbH, da Alemanha, mostrando que em um motor a gasolina de 1,6 litro, a transmissão por correia dentada de borracha reduz o consumo de combustível em mais de 1%, baixando em até 1,5 grama por quilômetro a emissão de CO2, na comparação com o mesmo motor que usa corrente.

Outra vantagem do uso do componente de borracha é a diminuição de ruído e peso. A corrente, embora tenha maior durabilidade, com o tempo pode apresentar folgas e alongamentos que aumentam o consumo e baixam a potência.