logo

mobilidade aérea urbana

Correios realizam primeira entrega via drone no Brasil

Ato simbólico marca passo importante de projeto que pretende estabelecer rotas aéreas para entregas com drones em Curitiba
Author image

Victor Bianchin

31 mar 2025

3 minutos de leitura

Voo de drone da Speedbird Aero em Curitiba / Imagem: Pedro Ribas / Prefeitura de Curitiba

Durante o evento Smart City Expo Curitiba, que aconteceu na capital paranaense na última semana de março, os Correios realizaram a primeira entrega simbólica via drone do Brasil. O momento é um marco importante do projeto, que pretende desenvolver rotas para a entrega via drones em todo o país.

O transporte de cargas via drone é uma parceria entre a Atech, empresa da Embraer que desenvolve sistemas de gestão e controle de tráfego aéreo, e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Os Correios foram convidados a entrar no projeto em janeiro – eles, junto com a Speedbird Aero, fabricante do drone, vão participar com informações necessárias para a criação de um sistema de entregas.

Drone de entregas foi desenvolvido no Brasil

O drone utilizado na entrega simbólica tem tecnologia 100% nacional e suporta até 35 quilos. Por enquanto, as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não permitem que esse tipo de drone voe sobre pessoas

Portanto, a rota escolhida evitou os caminhos usados por pedestres, decolando da Praça Afonso Botelho e sobrevoando a Ligga Arena com o uso do sistema BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, em que o piloto não tem contato visual direto com o veículo). 

O pouso foi feito no local previsto na área externa do estádio, onde estava a exposição do Tomorrow Mobility, evento dentro do Smart City Expo Curitiba, que debate e apresenta soluções para a mobilidade do futuro. Dois carteiros participaram da entrega da encomenda, na decolagem e no pouso do drone. 

A Atech já desenvolve a tecnologia há três anos e pretende, no longo prazo, operar comercialmente em Curitiba fazendo entregas com drones. Para isso, precisa desenvolver a tecnologia.

“É como se a gente estivesse pavimentando as estradas do céu”, afirmou no evento Rodrigo Persico, CEO da empresa.

“A gente vai ter aerovias definidas, rotas definidas e qualificadas, seguras e homologadas para que a gente consiga ter o trânsito de drones, e com isso as operações, que também precisam ser sustentáveis comercialmente, de maneira mais adequada. Então o projeto, em Curitiba, é conseguir estudar essas rotas, fazer testes piloto e aprimorar o software”, disse ele.

A revolução dos drones

No mundo todo, já começam a aparecer exemplos de operação comercial de entrega com drones. Nos EUA, a Amazon oferece o Prime Air em alguns estados, enquanto o Walmart, em parceria com a Wing (empresa do Google), já atende 60 mil residências com drones no Texas.

Outros países, como China, Irlanda e Noruega, também têm projetos. No Brasil, o iFood foi autorizado pela Anac a testar a entrega de alimentos com drones em Aracaju.

A adoção das entregas por drones pode revolucionar a mobilidade ao tirar veículos das ruas. Só na cidade de São Paulo, por exemplo, são 807 mil viagens diárias relacionadas ao transporte de cargas e entre 3,36 milhões e 4,2 milhões as viagens diárias feitas de moto ou bicicleta para entregas.

“O delivery por drones vai se tornar realidade em todas as cidades do mundo e vai diminuir o tempo de entrega, tirar veículos das ruas, melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Por isso, temos de trabalhar em conjunto, os governos e as entidades privadas para que se desenvolva esse sistema dentro da regulamentação”, disse Eduardo Pimentel.

A parceria da Prefeitura com a Atech foi possível pelo Sandbox Regulatório de Curitiba, criado por decreto municipal em 2021 e que autoriza, de forma experimental e temporária, testes de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade da totalidade de licenças e alvarás normalmente exigidos.