logo

Cosan abandona joint-venture de mobilidade com a Porto Seguro

Justificativa foi “agravamento da conjuntura macroeconômica”
Author image

Victor Bianchin

24 fev 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Cosan, conglomerado de energia e logística, anunciou nesta semana que rescindiu o contrato com a Porto Seguro para a criação da joint-venture Mobitech, anunciada em novembro. As duas empresas informaram a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em Fato Relevante na noite de segunda-feira.

No documento, a Cosan diz que “decidiu por adotar uma diretriz mais conservadora com  relação  ao compromisso de investimentos, tendo em vista o agravamento da conjuntura macroeconômica, resultando em níveis mais altos de inflação, escalada das taxas de juros e aumento do custo de capital, visando preservar a geração de valor a seus acionistas e priorizar a alocação de capital em seu atual portfólio de negócios”.

Já a Porto Seguro diz que “mantém sua estratégia de expansão do negócio de mobilidade ‘Carro Fácil’, no ramo de assinatura de veículos, tendo investido mais de R$ 600 milhões no negócio desde 2014, e que permanece firme na estratégia de crescimento e diversificação dos negócios da Companhia, sempre primando pelo desenvolvimento de novos produtos e tecnologias inovadoras e na criação de valor para seus acionistas e demais stakeholders”.

Quando a joint-venture Mobitech foi anunciada, a ideia era que oferecesse serviços de assinatura de veículos, de gestão de frotas para empresas e de outras modalidades de locação de veículos. A expansão do Carro Fácil era parte da estratégia.

Ainda não se sabe se a Porto Seguro irá manter a marca Mobitech e/ou os planos prévios de expansão do portfólio de serviços.