logo

abs

Cresce o uso freios ABS nas motos

O uso do sistema antitravamento dos freios (ABS) está crescendo entre as motos em todo o mundo. No Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que até 2019 todas a motos de 300 cc em diante sejam equipadas com ABS nas duas rodas. Motocicletas abaixo de 300 cc deverão ter o sistema em ao menos uma das rodas (como ocorre na nova Honda XRE 190, leia aqui) ou então trazer freios combinados (Combined Braking System, CBS), que não impedem o travamento, mas ajudam a reduzir as distâncias de parada.
Author image

Redação AB

26 jul 2016

2 minutos de leitura

G_noticia_24335.jpg

A partir de 2018, o ABS será obrigatório em motos na Índia. Na União Europeia, o sistema é obrigatório para todos os novos projetos de motocicletas desde o início de 2016 e, a partir de 2017, todas as motos com mais 125 cc deverão receber o sistema. Legislação semelhante também será aplicada no Japão a partir de 2018 e em Taiwan, a partir de 2019. O tema também está na agenda política dos Estados Unidos e da Austrália.

De acordo com órgãos governamentais da Índia, 36 mil pessoas morreram naquele país enquanto conduziam motos. O número corresponde a 26% (mais de um quarto) das mortes decorrentes do trânsito indiano. Dados de uma pesquisa conduzida pela Bosch apontam que um em cada três acidentes envolvendo motos poderia ser evitado com o uso do ABS. O estudo mostra ainda que um em cada cinco acidentes poderia ter a velocidade de colisão reduzida com a implementação do sistema.

Recentemente, a Bosch criou o ABS10, um dispositivo antitravamento para motos com até 250 cc. Segundo a empresa, ele é 30% mais leve que a versão anterior será lançado até o fim do ano no Japão, onde a companhia tem um centro de competência para veículos de duas rodas.