
O saldo total de financiamentos de veículos está em queda e chegou a R$ 212,5 bilhões com a retração de 0,2% das carteiras de CDC e Leasing. A redução chega a 7,9% considerando os últimos 12 meses, o que significa que houve mais quitações de contratos do que concessões novas de crédito.
A boa notícia é que a inadimplência segue tendência de baixa. Houve redução de 0,2 ponto porcentual em outubro na comparação com setembro, para 4,2%. Nos últimos 12 meses o índice de atrasos acima de 90 dias nos pagamentos diminuiu 1,2 pp.
A taxa média de juros praticada pelos bancos em outubro foi de 1,41% ao mês, com aumento de 0,1 ponto sobre o mês anterior. A taxa média anual chegou a 18,3%, superior aos 18,16% de setembro.
RETOMADA MAIS SIMPLES
A Anef comemorou a aprovação da lei que simplifica a retomada do veículo em caso de inadimplência no pagamento das prestações do financiamento. A associação lembra, no entanto, que é necessário esperar algum tempo para avaliar o real impacto da medida no mercado. “Se funcionar, a tendência é que o consumidor mude o comportamento e a inadimplência caia consideravelmente, beneficiando os bons pagadores e todo o mercado, com taxas de financiamento ainda melhores”, apontou Décio Carbonari, presidente da entidade, em comunicado.