
Como parte de sua estratégia em investir em sistemas de propulsão elétrica alimentada por células de combustível, a Cummins anunciou esta semana uma nova associação com fornecedor que complementa esse tipo de powertrain, a Nproxx, fabricante de tanques para armazenamento e transporte de hidrogênio – gás que injetado com ar nas células gera eletricidade. A joint venture em partes iguais deverá ser formalizada no primeiro trimestre de 2021, após aprovação de entidades regulatórias, e seguirá usando o nome Nproxx, integrando a divisão de negócios New Power da Cummins.
A joint-venture é mais uma das várias ações tomadas no ano passado pela Cummins para aprofundar os recursos da empresa em tecnologias de produção de células de combustível e hidrogênio. Além disso, fornecerá aos clientes produtos para armazenamento de hidrogênio e gás natural comprimido, para aplicações em rodovias e ferrovias.
“Para evoluir em direção a um futuro descarbonizado, o mundo exigirá várias soluções de energia, incluindo diesel avançado, gás natural, eletrificação, células de combustível, híbridos etc. A Cummins está comprometida em liderar esse caminho e ser o fornecedor número 1. A adição de armazenamento de hidrogênio às nossas capacidades existentes na produção deste elemento químico e células de combustível nos permite acelerar a viabilidade e adoção dessas tecnologias nos diversos mercados”, afirmou Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins.
Nesse sentido, a Cummins vem fazendo diversas aquisições e parcerias estratégicas. Em setembro do ano passado, adquiriu a Hydrogenics Corporation, para dominar a produção de membranas de troca de prótons (PEM) que compõem as células de combustível e para gerar hidrogênio. Também investiu na Loop Energy, assinou um memorando de entendimento com a coreana Hyundai Motor Company e investiu no desenvolvimento de células de combustível de óxido sólido.
“A Cummins tem mais de 2 mil instalações de células de combustível em uma variedade de aplicações dentro e fora da estrada, além de mais de 500 instalações de eletrolisadores. Seguimos aumentando nossas capacidades em tecnologias de células de combustível, e essa parceria com a Nproxx é outro passo adiante. Estamos ansiosos por fazer uma parceria estreita com eles, enquanto trabalhamos para fechar esta transação”, disse Linebarger.