logo

Cummins anuncia nova plataforma de motores

Objetivo é usar essa plataforma com “combustíveis de baixo carbono”
Author image

Victor Bianchin

23 fev 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Cummins, fabricante de motores para veículos, anunciou uma nova plataforma de motores que será usada nos caminhões das séries B, L e X. Ela traz, numa mesma arquitetura, o compartilhamento de blocos de motores e componentes principais. O objetivo é usar essa plataforma com “combustíveis de baixo carbono”.


Leia também:
– Cummins anuncia compra da Meritor por US$ 3,7 bilhões


Essa nova plataforma de motores independentes de combustível apresentará diferentes versões derivadas de um motor de base comum, o que significa que cada configuração terá um alto grau de semelhança entre as peças. Sob a junta do cabeçote de cada propulsor haverá componentes muito semelhantes e acima haverá peças diferentes para diferentes tipos de combustível. Cada versão do motor funcionará com um combustível diferente.

Segundo a empresa, a uniformização das peças oferecerá benefícios tanto para fabricantes de equipamentos de caminhões quanto para usuários finais. A Cummins argumenta que será mais fácil para as fabricantes de equipamentos integrarem uma variedade de tipos de combustível no mesmo chassi do caminhão e haverá redução de custos para treinar técnicos e reequipar os locais de serviço, redução essa que pode diminuir o preço do veículo para o usuário final.

“Esta é uma nova maneira de projetar e desenvolver sistemas de propulsão de combustão interna de baixa emissão que atendam às necessidades específicas da indústria de transporte”, disse em nota Jonathon White, vice-presidente de Engenharia de Negócios de Motores.”Esta abordagem de tecnologia exclusiva permitirá que os usuários finais escolham o trem de força certo para sua aplicação com o menor impacto de CO2”, afirmou. A Cummins possui a meta de zerar suas emissões até 2050.