
A Cummins Brasil comemora a destinação sustentável de 100% dos resíduos de sua unidade em Guarulhos (SP). A empresa atingiu o status de aterro zero no fim de 2019 com o encaminhamento de todo o resíduo orgânico dos refeitórios para a compostagem.
A companhia se comprometeu com estratégias e metas de sustentabilidade e trabalhou para controlar a geração de resíduos. Desde 2016 a Cummins intensificou ações para implantar melhorias em seus processos.
De acordo com a gerente de segurança e meio ambiente, Bruna Malaguti, a Cummins considera como resíduo de processo “não só o que resulta da manufatura dos produtos, mas também o que é gerado pelos funcionários durante o expediente”.
A meta era que todo resíduo originado na planta gerasse energia, fosse reaproveitado ou reciclado. “Por isso eliminamos a destinação ao aterro, por considerar menos sustentável para a empresa e a comunidade.”
Os detritos da cozinha agora vão para a compostagem. Os restos de matéria-prima da produção de motores e de componentes são reciclados ou seguem para gerar energia junto a resíduos de sanitários e da varrição.