
Cummins, Daimler e Paccar finalizaram o processo de formação de uma joint venture para produção de baterias para veículos comerciais nos Estados Unidos. O nome da nova empresa será Amplify Cell Technologies.
Vale ressaltar que o acordo foi fechado pela Accelera – empresa controlada apela Cummins -, pela divisão de ônibus da Daimler e pela Paccar, que controla a DAF.
LEIA MAIS:
– Cummins espera 2024 forte no Brasil, diz VP
– Como a Cummins Brasil alcançou protagonismo global no desenvolvimento de tecnologias
A Amplify Cell terá uma fábrica de 21 gigawatts-hora (GWh) no Condado de Marshall, Mississippi, nos Estados Unidos. O início da produção está previsto para acontecer em 2027. Kel Kearns foi nomeado o CEO da nova empresa.
“A joint venture permitirá que a Accelera e nossos parceiros avancem com células de bateria desenvolvidas para aplicações comerciais e industriais. Este é um passo significativo na transição para uma energia mais inteligente e limpa”, disse a CEO da Cummins, Jennifer Rumsey.
Preston Feight, CEO da Paccar, afirmou que a nova empresa vai viabilizar o fornecimento de baterias de alta qualidade. Já o CEO da Daimler Truck North America, John O’Leary, ressaltou que a parceria permitirá economias de escala e acesso à tecnologia de células de bateria.