logo

arla 32

Cummins leva pacote Euro 5 à SAE

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

03 out 2011

3 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Cummins, fabricante independente de motores Diesel no País, apresentará seus produtos e soluções para atender a fase sete do Proconve (Euro 5) durante o Congresso e Exposição da SAE Brasil, de 4 a 6 de outubro, em São Paulo, no Expo Center Norte. As novas regras de emissões entrarão em vigor em janeiro. Uma das atrações da fabridante é o novo motor ISF, disponível nas versões 2.8 High Speed Diesel e 3.8, de 4 cilindros.

A empresa propõe um pacote integrado para os fabricantes de caminhões e chassis de ônibus, incluindo turbos de geometria variável e duplo estágio, sistemas de injeção, filtração e pós-tratamento para eliminar impurezas dos gases de combustão, juntamente com os softwares necessários. Entre outras tecnologias, é oferecida a aplicação do OBD, que faz diagnósticos sobre a operação do powertrain e alerta sobre a falta de Arla.

O Cummins ISB 4 aplicado a ônibus e caminhão recebeu maior cilindrada (de 3,9 para 4,5 litros) e a potência passou de 172 cv para 210 cv. Já o motor ISB 6 de 6,7 litros desenvolve 304 cavalos — ante 5,9 litros e 274 cv do antecessor).

A unidade de motores da empresa projeta uma evolução do ISC 8.3 de 324 cv e lança o ISL de 8,9 litros, capaz de desenvolver até 405 cavalos. Uma versão do ISL a gás, importada dos Estados Unidos e desenvolvida pela Cummins Westport, também estará disponível.

O novo ISM de 11 litros, potência de até 440 cv, será destinado a caminhões e ônibus.
Mais compactos e leves que os concorrentes, os novos Cummins ISF 2.8 High Speed Diesel e ISF 3.8, de 4 cilindros foram projetados para atender picapes, comerciais leves, caminhões e ônibus (até 9 toneladas).