Segundo a gerente regional de responsabilidade corporativa para a América do Sul, Soraia Franco, a Cummins produz 7 toneladas de madeira por dia. Desse total, 2 toneladas são doadas para coleta diária pela Emmaús e são compradas pela Unidade de PDC (Parts Distribution Center) da Cummins em forma de pallets. A meta da entidade é entregar um lote de 1 mil unidades por mês e aumentar o volume de acordo com a demanda.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Com o projeto de reciclagem da madeira, a Cummins auxilia o trabalho da Emmaús, que aumentou de dez para vinte o número de pessoas atendidas pela entidade, a maioria formada por moradores de rua. “Conseguimos encontrar um grande parceiro que, além de prolongar a vida útil de um recurso natural, gera renda e torna nosso projeto um ato sustentável, permitindo à comunidade acolher e agregar mais valores”, afirma Soraia.
Para Paulo Cesar Feliz, fundador da entidade, a parceria abre os horizontes dessas pessoas para sua reintegração na sociedade. “Desde o primeiro momento, fiquei muito feliz e surpreso com a preocupação dos funcionários da empresa em conhecer o local, nossas necessidades e, principalmente o trabalho que desenvolvemos por aqui.”
O Movimento Emmaús nasceu na França, em novembro de 1949, e atualmente está presente nos quatro continentes, com 319 associações espalhadas em 47 países.