
Segundo comunicado do Euro NCAP, a performance do Lodgy ficou abaixo da média em todas as áreas. No crash-test frontal, a coluna foi fortemente deformada na parte do para-brisas e o teto dobrou-se até a altura da coluna B. A deformação do assoalho avançou além do que deveria sobre os pés dos passageiros do banco traseiro. A proteção para pedestres atingiu índice de 44%, sendo que todos os outros veículos tiveram mais de 60%. E a pontuação de proteção à criança foi de 77%, fazendo com que o Euro NCAP considerasse o carro “impróprio para o uso familiar”. Para piorar ainda mais, o Lodgy não oferece controle de estabilidade.
O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel Ratingen, declarou em nota: “É decepcionante ver o Lodgy se sair mal em nossos testes, especialmente depois de uma semana que o Sandero (também montado sobre a mesma plataforma do Logan), vendido sob a marca da Renault na América do Sul, ter recebido uma pobre estrela no Latin NCAP (leia aqui). O Lodgy é um veículo acessível e os consumidores vão ter conforto e performance, mas não segurança. O Euro NCAP acredita que a segurança dos ocupantes deve ser primordial, independentemente de quanto se paga pelo veículo.”
OS CINCO ESTRELAS
Em outra escala de preço, o Range Rover e o Volvo V60 híbrido obtiveram bons resultados. O modelo híbrido apresentou desempenho semelhante ao do Volvo a gasolina, apesar do motor elétrico ter acrescentado 350 quilos ao veículo. Por outro lado, o novo Range Rover perdeu 200 quilos em relação à sua versão anterior. Apesar das cinco estrelas, o Euro NCAP entende que o Range Rover deverá ganhar um novo encosto de cabeça para maior proteção dos ocupantes.
O novo Golf conseguiu pontuação semelhante aos de gerações anteriores, mas surpreendeu com novas tecnologias de assistência ao motorista. O Volkswagen foi avaliado com sistemas de frenagem automática, de proteção ativa aos ocupantes (airbags, por exemplo) e de alerta de troca de pista. O modelo deixou a desejar, no entanto, por não ter um cinto de segurança traseiro adequado.
Outros veículos equipados com tecnologias avançadas de assistência ativa de segurança avaliados são o Mercedes-Benz Classe A e o Ford Fiesta.