logo

DAF começa a testar caminhão híbrido no continente europeu

CF Hybrid tem autonomia de 30 km a 50 km no modo elétrico. Motor a diesel de 10,8 litros produz 450 cavalos
Author image

Redação AB

16 mar 2020

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A DAF Caminhões deu início aos testes práticos com seu modelo híbrido, o CF Hybrid, visando adquirir experiência no uso cotidiano do modelo. A responsável pela avaliação é a transportadora holandesa Peter Appel, que está utilizando duas unidades do veículo para abastecer supermercados em cidades da região central dos Países Baixos. A principal vantagem do caminhão híbrido, segundo a montadora, é sua capacidade de aliar o desempenho com “emissão zero” em ambiente urbano à flexibilidade e grande autonomia nos trechos rodoviários.

O DAF CF Hybrid conta com motor a diesel de 10,8 litros, capaz de entregar 450 cv, combinado a um elétrico de 100 cv (175 cv de potência de pico) e uma caixa de câmbio da ZF TraXon específica para modelos híbridos. Por enquanto, a eletricidade é armazenada em uma bateria de 85 kWh recarregada pelo motor a diesel, que atua como um alternador. A ideia, porém, é permitir que a bateria também seja recarregada em estações de carregamento rápido no futuro. Com eletricidade, a autonomia do CF Hybrid é de 30 km a 50 km, dependendo do implemento utilizado e do peso total do conjunto.

“Levando em consideração um futuro mais limpo, a DAF acredita que não existe apenas uma solução tecnológica para o amplo espectro de requisitos de transporte”, afirma Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos da fabricante. “Por isso estamos testando diferentes tecnologias. A opção totalmente elétrica é uma boa alternativa para a distribuição urbana e a tecnologia diesel limpa é excelente para distâncias mais longas, em parte por causa dos novos tipos de combustível”, acrescentou.