
A BYD agora integra o grupo de concessionárias do eixo premium da avenida Europa, em São Paulo (SP), em um novo espaço comprado em junho pelo tradicional grupo Dahruj, que também mantém rede de marcas como Audi, Chevrolet, Fiat, Jeep, Honda, Nissan e a rival chinesa GWM (Great Wall).
Na terça-feira, 10, Claudio Dahruj, um dos donos do grupo concessionário, recebeu a comitiva da montadora na loja recém-inaugurada. O grupo contava com a vice-presidente global Stella Li, o chairman Alexandre Baldy e o presidente global Wang Chuanfu.
As lideranças desembarcaram em São Paulo um dia apóslançar a pedra fundamental da fábrica da companhia em Camaçari (BA) e a visita no endereço não foi por acaso: a loja do grupo Dahruj é vista como um importante ponto de partida para divulgar os modelos elétricos da empresa no maior mercado automotivo do país.
LEIA MAIS:
– BYD Seal quer chamar alemães para a briga– BYD cresce mais de 200% no semestre– BYD oficializa fábrica em Camaçari e anuncia investimento de R$ 3 bilhões no Brasil
Há uma outra loja da marca, também controlada pelos Dahruj, na Vila Leopoldina (SP), mas a unidade da avenida Europa tem um quê a mais por representar um importante local de visita de consumidores de veículos premium. Estar na avenida paulistana é para ver e ser visto. Nada melhor para quem é novo no mercado.
Pré-compra da BYD indica que concessionária terá demanda
Ainda que a loja seja uma atração recente na região, Cláudio Dahruj afirmou que já vendeu cerca de 80 veículos BYD em campanha de pré-venda, o que o deixou entusiasmado para os meses que vêm pela frente. Ainda que pese a logística lenta, que torna um tanto longa a espera por um lote de unidades novas em solo brasileiro.
O entusiasmo em torno do potencial da marca chinesa no mercado doméstico começou meses antes ao lançamento da concessionária. No primeiro semestre, a Dahruj fez uma oferta à Eurobike, outro grande grupo concessionário, pela loja BYD mantida por eles na avenida Cidade Jardim.
Com o negócio fechado, o grupo então procurou comprar outro ponto na região e, então, fechou acordo com o grupo Comark, que operava no endereço da nova loja BYD um ponto de venda com bandeira Mercedes-Benz AMG. A partir daí, começou uma espécie de corrida para deixar a unidade pronta para visita dos chineses.
Rede BYD deve chegar a 100 pontos de venda
Os trabalhos de reforma e adequação da loja, feitos no apuro do tempo, pareceu agradar ao presidente Wang Chuanfu e demais executivos presentes na inauguração. Ainda havia um certo corre-corre entre os funcionários para a realização de ajustes aqui e ali, mas lá estava o showroom, a área de atendimento, o ponto de recarga.
Condições suficientes para já começar a operar, segundo Marcos de Paula, gerente da concessionária. Para ele, o ponto de venda já começa pequeno diante dos serviços que a marca oferece aos clientes, apesar do espaço que há. Por causa disso, a empresa ainda utiliza a área adqurida da Eurobike para estocar veículos ou fazer higienização, por exemplo.
Por ora, são 40 as concessionárias formam a rede BYD no país. Há um plano para que este número chegue a 100 até dezembro. A empresa garante que as 60 unidades que a separam da meta estabelecida já estão em processo de construção.
