
|
|||||||||||||||||||||||||||
Redação AB
A Daimler, junto com a parceira chinesa Beijing Automotive Industry (Baic), assinou acordo para investir € 2 bilhões no País. O valor será aplicado no desenvolvimento de quatro novos modelos, na expansão da produção de motores e na construção de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento.
A expectativa da montadora é ampliar a oferta de compactos de luxo da Mercedes-Benz para atender a demanda local. O chefe de operações da companhia, Dieter Zetsche, espera que, em 2020, a China absorva um em cada cinco carros do segmento vendidos no mundo.
A joint venture da companhia alemã com a asiática Baic, batizada de Beijing Benz Automotive, produz atualmente 80 mil carros por ano na China. Além de ampliar os volumes da planta, a empresa irá construir uma nova unidade de motores, que vai operar a partir de 2013 com capacidade inicial de 100 mil propulsores por ano.
O crescimento da demanda chinesa por veículos de luxo acirrou a disputa das montadoras europeias pelos consumidores da região. A Audi e a BMW também enxergam o país como prioridade para os próximos anos.
Com informações da agência Automotive News Europe.