
O consumo reduzido tanto do reboque quanto do caminhão é possível graças aos trabalhos de aerodinâmica desenvolvidos pela Mercedes-Benz, por mais de 2.600 horas, em seu túnel de vento construído na fábrica de Stuttgart-Untertürkheim, na Alemanha. No novo reboque aerodinâmico, a partir dos testes, a empresa colocou spoilers, painéis de acabamento e difusores em plástico e uma cauda de barco feita em alumínio (afunilamento traseiro). Todos esses elementos juntos diminuem a resistência do ar em aproximadamente 18% e o consumo de combustível de 4% a 5%.
A Mercedes-Benz assegura que o reboque e o caminhão estão prontos para o uso diário. O reboque conta com uma carroceria do tipo baú frigorífico convencional, com uma unidade de refrigeração na parte da frente. Já o caminhão aerodinâmico tem painéis de acabamento laterais que podem ser dobrados, fornecendo fácil acesso ao tanque de combustível, à Arla e às rodas traseiras. Em ambos, a distância ao solo e os ângulos de saída cumprem as exigências de uso diário.
Contudo, ainda segundo a empresa, o desenvolvimento do reboque e do caminhão aerodinâmicos, apresentados no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), não terminou. Outras medições de consumo de combustível e testes de direção serão realizados ainda em 2012. No próximo passo, clientes escolhidos testarão o Mercedes-Benz Actros e a combinação de reboque aerodinâmico em operações de transporte diárias.