logo

Daimler revisa perspectivas e projeta lucro menor em 2018

Aumento de tarifas entre EUA e China e recall na Europa afetarão o desempenho
Author image

Redação AB

21 jun 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Após revisar suas perspectivas para o ano, o Grupo Daimler espera para 2018 um lucro menor que o previsto anteriormente principalmente devido ao conflito comercial entre Estados Unidos e a China gerado pelo aumento das tarifas de importação para veículos norte-americanos no mercado chinês, além do recall de mais de 774 mil veículos a diesel, entre automóveis e vans, vendidos na Europa.
Em comunicado, a empresa afirma que o lucro antes de impostos, juros e amortizações (Ebit) da divisão de automóveis ficará “ligeiramente abaixo” do resultado do ano passado, que foi de € 14,7 bilhões. Ainda em nota, a Daimler ressalta que a China é um mercado “muito importante” para a empresa, que tem fábricas nos Estados Unidos que produzem tanto para o mercado interno, mas também para exportações para a China e outros países.
“Esta redução na venda de veículos para a China não poderá ser compensada totalmente com a distribuição desses veículos para outros mercados”, afirma a nota.
Na Mercedes-Benz Cars, é prevista uma venda menor de SUVs e demais veículos do que o projetado anteriormente, além de custos acima do com o aumento das tarifas entre EUA e China e que, segundo o grupo, não serão completamente repassados para os clientes (preço final).
O desempenho financeiro da divisão de vans será especialmente afetado pelo recall dos modelos Vito na Europa, embora a empresa não detalhe o tamanho do impacto no ganhos. Contudo, analistas apontam que o custo total do recall pode representar algo em torno de € 100 milhões. Além disso, a companhia também espera que os ganhos da Daimler Buses, divisão fabricante de ônibus, inclusive os Mercedes-Benz, também serão negativamente afetados pela queda na demanda na América Latina, com volumes abaixo do apurado em 2017.