
O negócio sinaliza o primeiro movimento da estratégia da BAIC Motor de lançar uma oferta pública inicial de ações (IPO). Em setembro do ano passado o presidente da BAIC, Xu Heyi, anunciou que a empresa considera a abertura de capital em Hong Kong para levantar o equivalente a US$ 1,6 bilhão.
O acordo determina que a Daimler receberá dois assentos no conselho de administração da BAIC. As duas empresas também concordaram que a montadora chinesa aumentará sua participação em uma das quatro joint ventures que mantém com a Daimler, a Beijing Benz Automotive Company (BBAC), de 1% para 51%, para assim, ser capaz de consolidar esta joint venture dentro da BAIC antes do IPO. Por sua vez, a Daimler aumentará sua participação em outra joint venture, a de vendas integradas Beijing Mercedes-Benz Sales Service Co, também de 1% para 51%.
“Seguindo a nossa cooperação técnica com a BAIC e da configuração da nossa empresa de vendas integradas, estamos agora para dar o próximo passo no aprofundamento da nossa relação. Nosso investimento é um forte sinal do aumento do nível de confiança e cooperação entre as duas empresas e acentua claramente o compromisso de longo prazo para um futuro comum de sucesso das duas corporações. É também significativo, de modo que ambas possam participar ativamente das oportunidades do mercado automotivo chinês”, declarou o presidente do conselho de administração da Daimler, Dieter Zetsche.
O presidente da BAIC, Xu Heyi, também comemorou o novo negócio: “A parceria entre Daimler e a BAIC entrou na sua melhor fase, com a mais aprofundada cooperação, de acordo com os interesses mútuos e planos de desenvolvimento entre as duas empresas. O investimento da Daimler na BAIC vai percorrer um longo caminho para acelerar o desenvolvimento da marca BAIC em termos de capital, tecnologia e gestão da marca. Ao mesmo tempo, isso vai ajudar a Mercedes-Benz a impulsionar seu desempenho de negócios na China”.