
Um dos principais fornecedores de componentes para motores a combustão do mundo, a Thyssenkrupp anunciou que está alterando o nome de uma de suas divisões do segmento automotivo a partir de 1º de outubro.
A unidade de negócios Camshafts (eixos de comando, em inglês), que tem uma fábrica em Poços de Caldas (MG), passará a se chamar Dynamic Components, no esforço da empresa para mostrar que está direcionando suas atividades para o movimento atual da indústria rumo à eletrificação.
O portfólio de produtos da antiga divisão Camshafts inclui principalmente eixos de comando montados e sistemas de trem de válvulas para motores convencionais, mas também já está presente no segmento de eixos de rotor para motores elétricos.
“A transformação do nosso negócio segue uma abordagem baseada em duas vertentes. Com base nos pedidos recebidos dos clientes, continuaremos a atingir um crescimento lucrativo com nossos produtos para motores de combustão interna e híbridos nos próximos anos – embora o mercado em geral esteja encolhendo. Usaremos os lucros deste negócio para financiar o desenvolvimento e a industrialização de novos produtos, tornando-os gradualmente independentes do motor de combustão interna tradicional”, disse Frank Altag, CEO da atual unidade Dynamic Components.
Atualmente a Thyssenkrupp é um fornecedor mundial de componentes automotivos nas áreas de chassis, powertrain e carroceria, sendo que mais de 80% de suas vendas globais vêm de produtos não relacionados ao motor de combustão interna.
No Brasil, além da unidade de Poços de Caldas, a Thyssenkrupp tem fábricas do setor automotivo instaladas em Ibirité e Santa Luzia (MG), São José dos Pinhais (PR), Campo Limpo Paulista e São Paulo (SP).
Segundo números da empresa, nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela Thyssenkrupp, além de um em cada três caminhões.