“Aproveite que os russos não entendem nada sobre lucro. Eles ainda fazem carros que duram pelo menos 20 anos”. Essa chamada era usada com destaque na campanha de propaganda que a Lada do Brasil utilizou para apoiar a comercialização de seus veículos no início dos anos 1990.
A ideia funcionou na época, estimulando a operação russa no Brasil, mas causando depois uma decepção com a duração dos veículos e com a manutenção técnica. Os veículos importados não eram, na realidade, aquilo que a propaganda garantia.
Hoje, depois de tantos altos e baixos da marca russa, a situação da AutoVaz, fabricante dos veículos Lada, consolida-se como uma montadora moderna, com veículos modernos e confiáveis. Absorvida pelo Grupo Renault, a AutoVaz consolida sua posição de principal marca da Rússia, com uma participação da ordem de 20%. no mercado local.
|
NOVA GERAÇÃO NIVA EM 2024 |
O avanço da empresa em direção a uma posição de fabricante automotivo competitivo, de classe mundial, levou à criação de uma unidade de negócios com a associação entre a romena Dacia e a Lada, promovendo sinergias entre as duas associadas. A nova business unit utiliza como ponto forte a plataforma CMF-B, considerada competitiva e flexível. A LADA está reforçando seu plano de produtos com quatro novos modelos até 2025, incluindo uma nova geração do Niva em 2024 e um novo veículo no segmento C-SUV.
“A ideia por trás dessa unidade de negócios é que a Dacia e a Lada permaneçam empresas separadas com suas próprias marcas, história e estratégia, mas elas se beneficiarão de uma governança mais dedicada, focada e coordenada. O mais importante é que elas estarão mais bem integradas dentro do Grupo Renault para alavancar sinergias”, explicou Denis Le Vot, CEO das marcas Dacia e Lada.
“A AutoVaz traz seu forte modelo de negócios e competitividade para a recém-introduzida unidade de negócios Dacia e Lada. O lançamento do novo Niva em 2024 marcará definitivamente uma data importante na Rússia, mas também abrirá novos horizontes para a marca”, disse Yves Caracatzanis, CEO do Grupo AutoVaz.
Caracatzanis observa que, em termos de negócios, hoje a AutoVaz continua sua transformação para se tornar um fabricante automotivo eficaz e competitivo de classe mundial dentro do Grupo Renault com os mais altos níveis de localização e um modelo de negócios eficiente. Seu principal ativo – a marca Lada – hoje lidera o mercado russo e modelos Granta e Vesta ocupam o 1º e o 2º lugar do ranking de vendas.
|
META DE SER MARCA GLOBAL |
Juntas, as marcas Lada e Dacia pretendem produzir mais de 1 milhão de carros baseados na plataforma CMF-B anualmente, passando de 4 plataformas para uma, de 18 tipos de carrocerias para 11. O objetivo global é liberar o potencial da Lada e da Dacia, tornando-as marcas internacionais fortes, capazes de ir além de seu perímetro atual em termos de mercados e segmentos.
Na área de produto, a AutoVaz está reforçando o plano de produtos Lada com quatro novos modelos a serem comercializados até 2025, incluindo a nova geração do lendário Niva em 2024 e um novo veículo no segmento C-SUV em 2025.
A AutoVaz já está implementando ativamente seu novo plano ambicioso de produtos. Em 2021, o LADA 4×4, que está comemorando 45 anos de produção em série, obteve de volta seu nome original e agora se chama Lada Niva Legend. No início de 2021, a Lada iniciará as vendas do recém-apresentado Niva Travel.
As instalações da AutoVaz, em Togliatti, na Rússia, são o palco para produtos dos segmentos B, B+, SUV e LCV, compostos por cinco famílias dos modelos Vesta, XRAY, Largus, Granta e Niva.
Consultado sobre a possibilidade de a Renault trazer veículos da Lada para comercialização local, o diretor de comunicação da montadora Caíque Ferreira assegurou que não há planos nesse sentido no momento.
