
O projeto, baseado no trator Valtra BH185/205i, pretende atender segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel e terão flexibilidade em relação à escolha do combustível utilizado.
“Deve haver também uma considerável redução de custo” — afirma Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais da Delphi. Ele explica que o desenvolvimento partiu do motor AGCO Sisu Power de seis cilindros com turbo e intercooler.
A Valtra deve realizar os testes de campo nos próximos meses.
Apesar de não haver testes de emissões para veículos agrícolas, espera-se que o novo trator apresente redução de emissões, principalmente de CO2, já que o etanol é um combustível renovável que absorve o gás durante sua cadeia.
“A Valtra já é reconhecida pelo setor sucroalcooleiro como um trator de baixíssimo custo operacional. Estamos reforçando esta característica e contribuindo para que nossos clientes tenham um custo menor de produção e ganhem competitividade”, diz Jak Torreta Jr, diretor de marketing da Valtra do Brasil.
Para Ricardo Huhtala, diretor da AGCO Sisu Power, o mercado é promissor: “A economia gerada por um motor movido a diesel e etanol é considerável” – assegura.