
O laboratório pretende garantir a eficiência e eficácia de toda a arquitetura eletroeletrônica do veículo, testando as combinações possíveis para garantir a qualidade do sistema completo e corrigir possíveis distorções. Visa também a mensurar o real limite de cargas suportado pelas arquiteturas, identificando super ou subdimensionamento e oferecer às montadoras oportunidades de melhorias tanto em qualidade como em custo.
“Com este novo serviço buscamos obter um diferencial em relação ao mercado, ressaltando nosso conhecimento e capacidade técnica”, disse Flávio Campos, diretor de engenharia da divisão de Arquitetura Eletro/Eletrônica da Delphi para América do Sul.
Campos destaca que as montadoras não precisarão mais enviar seus sistemas para serem testados fora do país e nem esperar que seus próprios laboratórios estejam disponíveis. “Pretendemos agilizar o processo de aprovação de uma arquitetura eletroeletrônica em até dois meses em comparação com sistemas enviados à Europa”, ressalta.
O laboratório conta com vinte funcionários, dos quais três realizaram treinamentos na Europa por mais de seis meses. Hoje, além de Jambeiro, a Delphi possui laboratórios com as mesmas características nos Estados Unidos, Europa e China.
O próximo passo, que já está sendo buscado, é a acreditação internacional para o laboratório. “Estamos em contato com instituições responsáveis pela homologação dos testes e esperamos obter essa certificação até o fim de 2010”, complementa Flávio.
Foto: Flávio Campos, diretor de engenharia da divisão de Arquitetura Eletro/Eletrônica da Delphi.