logo

Demanda global por baterias de lítio vai aumentar cinco vezes até 2030

Nos Estados Unidos, matéria-prima terá um custo de US$ 55 bilhões por ano até o fim da década
Author image

Redação AB

16 fev 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Com a crescente adesão a veículos elétricos em diferentes países do mundo, a demanda global por baterias de lítio deve aumentar mais de cinco vezes até 2030.

É o que projeta um relatório da Li-Bridge, aliança público-privada que representa o ecossistema norte-americano de baterias. A entidade é gerenciada pelo Laboratório Nacional de Argonne, financiada pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE).


VEJA TAMBÉM:

EUA dão empréstimo bilionário a empresa de reciclagem de baterias para carros elétricos
– CEO da Volvo critica concorrentes por lentidão para investir em elétricos
– Toyota e Panasonic fazem acordo com mineradora de lítio para produzir baterias


EUA vão depender de importação de lítio

Segundo o documento, a demanda por baterias de lítio nos Estados Unidos deve crescer mais de seis vezes. Isso vai se traduzir em US$ 55 bilhões por ano até o fim da década, mas o país vai depender de importações para o abastecimento.

A Li-Bridge diz que trabalha para acelerar o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento robusta para baterias à base de lítio. Essa matéria-prima vai alimentar uma variedade de veículos nos próximos anos, além de ser fundamental para aparelhos eletrônicos, médicos e industriais, e sistemas militares.


– #ABX23: Garanta desconto especial para o maior encontro do setor automotivo


Ainda de acordo com o relatório, nas condições atuais, as empresas norte-americanas e seus funcionários captarão menos de 30% do valor das células de baterias consumidas internamente.

“A falta de uma cadeia de fornecimento substancial de baterias de lítio nos Estados Unidos e a falta de acesso seguro a materiais energéticos representam sérias ameaças à segurança nacional e econômica dos EUA”, apontou o documento.