logo

porto real

Demanda no exterior cai e Stellantis fecha segundo turno em Porto Real

A Stellantis reduziu de dois para um turno a produção na fábrica de Porto Real (RJ). Lá, são produzidos os modelos Citroën C3 e C4 Cactus e o Peugeot 2008, além de motores.
Author image

Bruno de Oliveira

23 fev 2023

2 minutos de leitura

citroenportoreal.jpg

Por meio de nota, a montadora alegou que houve readequação da produção “a fim de adaptar o seu ritmo ao nível de demanda do mercado externo”.

Stellantis em Porto Real vai dispensar 340 funcionários

Com a medida, a empresa vai antecipar o término dos contratos de trabalho dos funcionários que foram contratados em 2022 para as atividades do segundo turno. A medida afeta 340 trabalhadores.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


“A unidade passa a concentrar a produção de automóveis em um turno de capacidade ampliada, com maior eficiência e agilidade para melhor responder às demandas de mercado”, diz a nota oficial da Stellantis.

Sindicato vai negociar demissões na fábrica da Stellantis

De acordo com Raimundo de Freitas, membro do conselho do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, uma reunião entre a entidade a montadora está marcada para acontecer na sexta-feira, 24. Na ocasião, serão negociadas as demissões.

“Nosso advogado foi informado da decisão pela montadora na semana passada. Ainda precisamos estudar a situação”, disse Freitas.

De qualquer forma, a montadora afirmou que passará a operar já com a nova configuração a partir de 6 de março.

Exportações de veículos não empolgam o setor

As exportações de veículos brasileiros encerraram 2022 em alta de 28% na comparação com o volume embarcado em 2021, somando 481 mil unidades. Os embarques de automóveis cresceram 30% na mesma base de comparação.

Tal desempenho, no entanto, não animou a Anfavea na hora de desenhar suas projeções para 2023. A entidade espera que sejam exportados 3% menos veículos neste ano, em função do desaquecimento apresentado pelo mercado argentino.

A unidade de Porto Real recebeu investimentos de mais de R$ 220 milhões recentemente para produzir a terceira geração do compacto C3. De acordo com a Stellantis, o aporte foi usado principalmente para a instalação de novos robôs.